sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A História confirma que o Sábado era o dia Observado pelos Cristãos nos 1ºs séculos

O que os historiadores dizem a respeito dos cristãos e o sábado no período dos apóstolos.

Dialogues on the Lord’s Day, pág, 189

Morer, erudito clérigo da Igreja da Inglaterra, diz: “Os primitivos cristãos tinham grande respeito para com o sábado e passavam o dia em devoção e admoestações. E não devemos duvidar, pois eles copiaram esse procedimento dos próprios apóstolos.”

learned Treatise of the Sabath, pág.77

Diz o Prof. Edward Brerewood, do Gresham College, Londres:“O antigo sábado continuou e foi observado…pelos cristãos da igreja do oriente, por mais de trezentos anos após a morte de nosso Salvador.”

Ancient Christianity Exemplified 26, Seção 2, pág. 527

Historiador e teólogo Lyman Coleman diz:“Até o quinto século a observância do sábado judaico teve continuidade na igreja cristã, mas com um rigor e solenidade cada vez menores, até que cessou completamente.”

Ecclesiastical History, livro 5 Cap. 22

Sócrates, historiador da igreja grega do 5º século diz:“Quase todas as igrejas, em todas as partes do mundo, celebravam os sagrados mistérios no sábado de cada semana; todavia os cristãos de Alexandria e de Roma, por causa de uma antiga tradição, tinham deixado de fazer isso.

Robert Cox, Literature of the Sabbath Question, vol I, pág. 361.

Euzébio, bispo da Igreja Católica e pai da história afirma:“ Todas as coisas, sejam quais forem, que houvessem sido obrigatórias fazer no sábado, esta nós as transferimos para o dia do Senhor, Domingo.”

Livro Catecismo dos convertidos, edição de 1977, pág. 50.

Papa Pio X
Pergunta: Qual o dia de descanso?
Resposta: O dia de descanso é o domingo.
Pergunta: Porque observamos o domingo ao invés do sétimo dia?
Resposta: Observamos o domingo ao invés do sétimo dia, porque a igreja católica transferiu a solenidade do sétimo dia para o domingo.

2 comentários:

Douglas disse...

eu comprimento meus irmãos em CRISTO JESUS, sem sombras de duvidas, o sabado é o dia sagrado do SENHOR, mas as pessoas estão tão cegas em defender placa de igreja, que passa até por cima da palavra de DEUS,dizem que JESUS veio pra vivermos da graça e não da lei, eu sou petencostal, prefiro ler a biblia do que ficar dando ouvido a estudos de homens que tentam mudar o que DEUS escreveu, em sua palavra, eu guardo o sabado,mas não julgo quem não guarda, porque temos que cada um fazer por si, e assim no dia do SENHOR, cada um terá o que é merecedor

Gilberto Theiss disse...

Verdade meu querido. A lealdade a Deus é melhor do que as desculpas. Nosso ministério defende o sábado porque os patriarcas o defenderam, porque os profetas o defenderam, porque grande homens de fé o defenderam, e assim em pleno século XXI, Deus chama homens e mulheres para defender sua verdade clara e cristalina em Sua palavra. Nada de eu acho, e sempre um assim diz o Senhor.